quarta-feira, 30 de março de 2016

A importante atuação do Conselho Tutelar no caso da adolescente desaparecida de Poção de Pedras


Ontem (29) tivemos um final feliz no drama envolvendo a adolescente Crislene, 13 anos, que desapareceu após sair desorientada e andarilha por cidades a fora. A garota, que padece certos transtornos emocionais, foi devolvida ao seio da família depois de quase 15 dias longe de casa.
No post anterior, o blogueiro estendeu sua gratidão ao sucesso da força tarefa montada em busca da adolescente. Felizmente um desfecho esperado graças aos blogs, leitores e instituições e órgãos públicos.

Desde a primeira ligação informando-nos o paradeiro de Crislene, o blogueiro serviu como um mediador de toda a ação, isso devido às diferenças de operadoras de telefonia. Estivemos dando toda a coordenada. Foi aí que pude observar um pouco mais da importância do Conselho Tutelar de um município, em ver tamanha dedicação dos conselheiros envolvidos no caso, haja vista a Secretaria Municipal de Assistência Social de Poção de Pedras também ter sido uma grande aliada, dando apoio e suporte.

Era noite quando o Conselho Tutelar de Bom Jesus das Selvas, na guarda da adolescente, saiu rompendo vários quilômetros para encontrar os conselheiros Otávio e Maísa de Poção de Pedras, que prontamente se destacaram até um local de encontro na cidade de Santa Inês. Finalmente Crislene foi amparada aos braços da mãe, que há dias estava angustiada em imaginar as condições em que se encontrava a filha, à mercê da sorte, sem beber ou alimentar-se direito.

O Conselho Tutelar das duas cidades foram peças cruciais na proteção da adolescente. Este órgão que muitas vezes é subestimado é um poderoso instrumento nas mãos dos cidadãos para zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar providências em situações de vulnerabilidade pessoal e social das crianças e adolescentes, como abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação. 

No momento, nossa sensação é de dever cumprido.


0 comments:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: srfernandomelo@gmail.com que iremos avaliar.