Uma comitiva de Poção de Pedras, capitaneada pelo prefeito Jr. Cascaria, participou do Encontro Estadual sobre o PAR – Soluções locais para o Plano de Ação Articulada, realizado nesta segunda e terça-feira (07 e 08).
Mercadantes, Ministro da Educação |
Com o objetivo de atender representantes municipais e estaduais responsáveis pela elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), o Governo do Estado, o Ministério da Educação, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) realizaram a reunião no auditório do Rio Poty Hotel, em São Luís.
Prefeito Cascaria, Secretária de Educação Maria de Lourdes e sua equipe. |
O evento contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o governador Flávio Dino e cerca de 300 participantes, incluindo prefeitos, secretários municipais de educação e profissionais da área, que recebem orientações dos técnicos do FNDE sobre a disponibilização de recursos do Governo Federal via PAR, cujo prazo encerra no final de abril.
O prefeito de Poção de Pedras mostrou-se atento às orientações e viu no encontro uma grande oportunidade para diagnosticar os projetos educacionais mais importantes para cada município.
Vejo esse encontro com uma grande oportunidade para os prefeitos, secretários de Educação e técnicos possam dissipar suas dúvidas sobre a elaboração dos projetos que realmente cada município precisa implantar. A importância do treinamento é nesse sentido. Que o município possa aproveitar essa oportunidade para fazer esse estudo, entender suas necessidades e organizar uma proposta de trabalho para os próximos quatro anos. A equipe local tem a responsabilidade de entender a situação do município e construir o plano de ações articuladas”,observou.
Cascaria e o Ministro Mercadantes |
O PAR está dividido em três fases de preenchimento: a preparatória, com informações básicas sobre o município e seu plano de educação; a de diagnóstico, em que devem ser informadas as dimensões, áreas e indicadores; e a de elaboração, que constitui o plano de ações.
Além do atendimento para a elaboração do PAR, o encontro integrou diversos dados de controle e gestão sobre a educação. Os dados tratam de instalações das unidades, acessibilidade, projeto político-pedagógico das escolas, formação de professores e finanças. (Com informações de Carlinhos Filho)
Governador Flávio Dino e a comitiva de Poção de Pedras |
Cascaria e o governador Flávio Dino |
0 comments:
Postar um comentário
Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.
Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: srfernandomelo@gmail.com que iremos avaliar.