quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Desvendado o mistério sobre fogo que sai de um buraco em Lima Campos

Visita do corpo de bombeiros ao local, acompanhado do ex-prefeito de Lima Campos, Xarim (Fotos: Facebook  Rismaldo Alves)

A publicação sobre o 'mistério das rajadas de fogo que está saindo de um buraco em propriedade na cidade de Lima Campos' despertou espanto, terror e curiosidade em muitos internautas. Muitos deles chegaram a comentar que o fenômeno viesse se tratar de um sinal apocalíptico, outros, mas céticos, de vulcão ou concentração de gás natural. O certo é que esta postagem rendeu ao blog muita visualização, atingido o topo das mais lidas da semana.

Com exclusividade, nesta quarta-feira (19), o blog do Sandro Vagner, da cidade de Pedreiras, conversou com o Tenente Machado, comandante da 2ª Companhia do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Trizidela do Vale. Ele explicou com todos os detalhes o que realmente está acontecendo na área.


Blog – Tenente Machado, após a visita da guarnição do Corpo de Bombeiros a Lima Campos, o que ficou realmente comprovado sobre esse mistério?
Tenente Machado – Ali, é um fenômeno que acontece raríssimas vezes na nossa região. O fenômeno é chamado de “Turfa“. As pessoas ficam especulando dizendo, que lá era uma fábrica de coco babaçu, outros dizem que é um lixão, dizem que é vulcão, outros falam que é uma reserva de gás, mas o que acontece lá é o seguinte: esse fenômeno acontece geralmente em cerrado. A grande incidência de incêndio em vegetação, principalmente em incêndio rasteiro, ele queima parte da vegetação que está na superfície, por ser algo contínuo, não ser apagado, ele vai pra raiz, e por sua vez se encontra com outras raízes e começa acontecer um incêndio subterrâneo, que é lento, sem chamas, contendo apenas brasas, temperatura e pouca fumaça. Isso pode durar um mês, dois meses, três meses, e, até quatro meses.
Blog – Qual risco esse fenômeno pode causar?
Tenente Machado – O risco é de curiosos ficarem pisando na área minada, afundar e queimar o corpo. Por isso, nós estivemos lá e realizamos um isolamento, para depois fazermos uma avaliação melhor, vamos chamar um geólogo, para que possamos preparar uma logística no local. Provavelmente iremos precisar de máquinas, como, retroescavadeira, por que será preciso cavar uma vala ao redor, pra evitar uma propagação a uma distância incalculável. As informações que tivemos é que o fenômeno já está há mais de 15 (quinze) dias. Só pedimos que as pessoas se afastem para evitar acidentes, por isso, fizemos o isolamento. Lá é bastante perigoso.
Todo cuidado ainda é pouco. Como dizem por ai; “quem brinca com fogo se queima”.
Sandro Vagner

0 comments:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: srfernandomelo@gmail.com que iremos avaliar.