Hoje fazem 11
anos que Poção de Pedras deu adeus a um dos seus maiores líderes políticos da
história do município. Dr. Luís Gonzaga Sá Costa, proclamado carinhosamente
como "o pai dos pobres", administrou a cidade nos anos 1983-1988 e
2003-2004. Devido à suas virtudes, é atribuído diretamente a si as eleições dos
prefeitos Raimundo Borges (1988-1992) e Bebé (1993-1996). Até hoje a
história aclama-o como um exemplo de líder popular.
Um pouco da história
de Dr. Luís extraído do livro 'Poção de Pedras - numa Sinopse Histórica', de
Nilton Pinto.
“Nascido em Itaguatins em Goiás, radicado em Poção de Pedras desde a sua infância, onde sua mãe exercia a função pública de escrivã do Cartório do Oficio Único deste município. Mudou-se para a capital maranhense, São Luís, onde se formou em medicina pela Universidade Federal do Maranhão. Após sua formatura veio residir na cidade; na administração de Lídio Gonçalves Lima, exerceu o cargo de diretor do Hospital Presidente Médici, do Município. Mas tarde lançou-se sua candidatura a prefeito, sendo eleito, cargo que exerceu por seis anos. E por 14 anos tornou-se o maior líder político deste município. Ainda hoje é lembrado como uma liderança política deste município que marcou a história de Poção de Pedras, onde parte desta população tinha uma grande admiração e apreço por sua pessoa. Foi individualmente uma das lideranças políticas que possuía maior expressão de voto no município, conquistado pelo o carinho e atenção que teve com os nossos munícipes. Após uma curta visita de três dias em sua cidade, retornou a capital maranhense, São Luís e, subitamente morreu vítima de um fulminante ataque cardíaco. Seu corpo foi transladado para Poção de Pedras onde foi sepultado no cemitério de nossa cidade.”
Dr. Luís participando de um dos últimos atos na cidade. Na foto: Bebé, Max Sá, Valney Gomes, Dr. Luís, Pastor Bel, Dr. João Batista e Dr. Antônio. |
0 comments:
Postar um comentário
Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.
Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: srfernandomelo@gmail.com que iremos avaliar.