Ainda rola
muito preconceito e muito conceito deturpado quando o assunto é blog. Muitos
criticam sua profissionalização e outros já criticam a sua falta de
profissionalização. Em eventos ou encontros sempre rolam debates sobre diversos
pontos extremamente interessante, porém alguns simplórios também são debatidos,
já que é muito fácil tratar blogs como mídias amadoras que não necessitam de
linha editorial e que são livres para publicar qualquer porcaria.
Em parte, tudo
isso é verdade. É bacana um blog expressar opinião própria, mas é inaceitável
que um blog que queira ser referência em sua área não atue com
profissionalismo. É muito mais sensato tratar o leitor como um cliente ou
consumidor de informação, parceiro do blog, do que um invasor intrometido que pode
ser expulso do nosso território a qualquer momento. Enquanto profissionais
baterem na tecla que blogs podem publicar qualquer porcaria, os blogs serão
qualquer porcaria.
Blogs são
canais que podem ser trabalhados de forma profissional ou como mídias amadoras,
exatamente como emissoras de televisão ou rádio fazem. É muito primário crer
que um blogueiro possa postar textos com erros de português, focar apenas em
“barracos” e que não precisa ter o menor compromisso com o leitor. É como
discutir o papel da imprensa, da “velha mídia” ou se jornalistas e blogueiros
podem conviver juntos.
Outro ponto
interessante que merece reflexão é acerca do papel dos blogs em uma era com
tantas redes sociais. Facebook, Twitter, YouTube ou Instagram são canais que
devem trabalhar de forma complementar com os blogs. Um não atrapalha e não
prejudica o outro. Discutir se o Facebook vai acabar com a blogosfera tem o
mesmo peso que já teve a afirmação de que a televisão iria morrer com a
popularização da web. E o que ainda se vê é a “junção” desses diversos canais,
indo contra a opinião dos gurus.
Blog não é só
hype. Blog sério tem conteúdo sério. Blog sério tem contextualização e linha
editorial. Quem afirma que blog não tem linha editorial não trata o blog como
um canal sério, portanto, não é blogueiro. A investida dos grandes meios de
comunicação em criar “blogs” para jornalistas da redação tem atrapalhado – e
muito – a profissionalização da blogosfera brasileira. Lá fora blog é blog e é
tratado com mídia de respeito. Aqui blog é uma seção onde um jornalista pode
publicar qualquer “3 linhas” e ir embora.
Achar que
jornalistas e blogueiros são profissões extremamente diferentes e incompatíveis
é lamentável. Nesses casos, vale uma fantasia de dinossauro para alguns
profissionais. Blogs e jornalismo andam juntos. Blogueiros e jornalistas andam
juntos. A profissão blogueiro e a profissão jornalista são complementares,
compatíveis e formam a mídia web. O discurso de “diário de adolescente” ou
“velha mídia” não merece nem 140 caracteres.
(Fonte: BlogMidia8)
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