sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

ENEVA realiza audiência pública para tratar da produção de gás natural em nossa região

Audiência Pública da Eneva discute exploração e produção de gás natural em nossa região. (Foto: Messias)
Uma audiência pública foi realizada pela Eneva no último dia 18, com a população e representantes dos municípios de Bernardo do Mearim, Pedreiras, Igarapé Grande, Poção de Pedras e São Luís Gonzaga. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo da cidade de Igarapé Grande, e teve como finalidade explicar, através de exibição de slides, o projeto de produção, escoamento e tratamento de Gás Natural do campo de Gavião Preto, que será integrado ao Sistema de Tratamento do Parnaíba, em operação aqui próximo, na cidade de Santo Antônio dos Lopes. A empresa se encarregou de mandar ônibus às cidades envolvidas para trazer o maior número possível de participantes; serviu lanches; e ofereceu comodidade sob um aparato de segurança com homens do Corpo de Bombeiros e da Força Tática.

Equipe da Eneva
O projeto contempla a produção de gás natural localizados nos municípios de Bernardo do Mearim e Poção de Pedras e seu escoamento, por meio de gasodutos, para a Estação de Produção de Gavião Preto (EPGVP), que se localizará em Bernardo do Mearim, e onde será feito um pré-tratamento do gás. A partir dessa estação, o gás será enviado para tratamento final na Unidade de Tratamento de Gás Parnaíba (UTG), em operação pela empresa em Santo Antônio dos Lopes. 

Poção de Pedras possui dois poços em exploração. O traçado de gasoduto que ligará os poços produtores compreenderá 8,3 km de comprimento no território do município.

Esquema de gasodutos que interligará as cidades do Médio Mearim
Na audiência estiveram presentes os prefeitos Júnior Cascaria (Poção de Pedras), Erlânio Xavier (Igarapé Grande), Eudina Costa (Bernardo do Mearim) e Dr. Júnior (S. Luís Gonzaga). Explanaram a apresentação do projeto o diretor do Parnaíba Gás Natural, Eduardo Kantz; os representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) Diego Matos e Ana Clara; e o coordenador de Estudo de Impacto Ambiental Paulo Mário.

Foi aberta inscrições para que os participantes formulassem suas indagações de forma escrita e oral, em seguida alguns dos representantes esclareceram as dúvidas.

Prefeitos Erlânio Xavier, Júnior Cascaria, Eudina Costa e Júnior

Em sua fala, o prefeito Júnior Cascaria destacou que a atividade da empresa em Poção de Pedras é visto como esperança de geração de renda, visto que a empresa também desenvolve projetos sociais, e de melhorias na economia do município. “Esperamos que a exploração de gás em nossas cidades traga inúmeros benefícios. Estamos otimistas com todas essas descobertas”, sublinhou. 

Assista ao vídeo e entenda um pouco mais sobre a Eneva


Veja a galeria...





















































Crédito: Messias Fotos / Eneva


0 comments:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: srfernandomelo@gmail.com que iremos avaliar.