O Governo do Maranhão anunciou o cancelamento da realização das festas oficiais de Carnaval em 2021. A Secretaria de Estado da Cultura (Secma), informou que a decisão foi tomada em razão da falta de vacinação em massa contra a Covid-19.
A decisão seria publicada nessa sexta-feira (22), no Diário Oficial do estado. No decreto Nº 38.418, de 18 de dezembro de 2020, o governo já havia informado que as datas relativas ao carnaval 2021, iriam ser analisadas até 25 de janeiro, em consulta com as prefeituras municipais e considerando as condições sanitárias relativas à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O decreto também proíbe a realização de qualquer evento de grande porte, que gere grandes aglomerações no estado. Festas só serão liberadas caso o evento ofereça segurança sanitária e tenha liberação das autoridades de saúde competentes.
De acordo com o governo, ainda não há previsão de uma nova data para a comemoração do carnaval em 2021 no Maranhão. A definição depende da liberação das autoridades em saúde pública.
O Ministério Público do Maranhão (MP-MA) emitiu uma recomendação, nesta semana, pedindo o cancelamento de festas e aglomerações durante o carnaval. No pedido, o órgão solicita ainda que sejam negadas licenças e autorizações para demais eventos privados que possam gerar aglomeração no estado.
No estado, devido a pandemia, só estão autorizadas a realização de festas e eventos com no máximo 150 pessoas. A pasta informou ainda que a fiscalização de festas privadas de pré-carnaval cabe as prefeituras, a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Veja na íntegra a nota da
Secretaria de Estado da Cultura (Secma)
"A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) informa que, em razão da falta de vacinação em massa contra a Covid-19, o Governo do Maranhão decidiu não realizar qualquer evento que gere grandes aglomerações, a exemplo do carnaval. Eventos desse porte só serão retomados pela gestão estadual quando houver segurança sanitária e liberação das autoridades de saúde competentes.
Também não há previsão de nova data para celebração do carnaval 2021. A definição de um novo calendário da festividade no Maranhão dependerá da liberação das autoridades em saúde pública.
A Secma esclarece ainda que continuará realizando ações em apoio aos profissionais da arte, assim como foi feito em 2020, quando foram lançados editais públicos com recursos estaduais e por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei Federal n° 14.017/20), que beneficiou mais de 3.000 fazedores de cultura de todo o Maranhão.
A fiscalização de festas privadas de pré-carnaval que eventualmente descumpram o decreto estadual n° 36.203, de 30 de setembro de 2020 - norma que autoriza apenas eventos com no máximo 150 pessoas - cabe às prefeituras, à Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) e à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP)."
A realização do São João 2021
ainda está sob avaliação e somente mais próximo do período, junho, é que o
Governo Flávio Dino deverá se posicionar oficialmente. A decisão vai depender
do momento em que o Maranhão estará na pandemia.
Decreto
Imagens do Carnaval em Poção de Pedras
(Com informações do G1, MA)
ainda bem
ResponderExcluirCertíssimo!
ResponderExcluirPor que choras meu povo?
ResponderExcluirTá mais que certo, milhares de pessoas ainda morrendo todos os dias por conta de um vírus maldito e o Maranhão todo em festa, isso não pode !
nós arrastões dos candidatos não existia covid? Só agora apareceu?
ExcluirE eu vou saber meu querido, primeiro que eu nem estou aí pra poder ver e saber ! Você deve saber, não?
Excluirsim. Eu sei sim. Candidatos arrastavam multidões, e ninguém falava nada. Agora vem com isso.
ExcluirÉ por que ao invés de falar o povo tava era no meio da folia meu querido, vejo tanta gente com medo do vírus e é o primeiro a tá lá procurando ao máximo ser infectado! Faça o carnaval vocês mesmo, ninguém respeita nada mesmo !
Excluirrespeito sim. Não sou é hipócrita. Que defende um arrastão político, e pede o cancelamento de um carnaval. Pra mim não há diferença entre os dois. Se teve um, pq não pode ter o outro?
ExcluirE quem defende ? Eu que não é! Por mim, pode ter festa até não acabar mais !
ExcluirCancelamento do carnaval nosso estado e nossas cidade vao está em estado de calamidade
ResponderExcluirPena q não vou arrasar esse ano kkk
ResponderExcluirGraças a Deus não é p ter festa nenhuma
ResponderExcluirPra mim nao vai fazer nem falta carnaval
ResponderExcluirEu profetizo em nome de Jesus que nunca mas vai ter a festa do satanás onde morrer gente tem brigas violência drogas jesus está voltando nunca mas vai ter carnaval em nome de Jesus
ResponderExcluir