Fachada do novo Hospital Santa Marta, em Esperantinópolis, inaugurado pelo prefeito Aluísio Carneiro |
A última quinta-feira (25) foi palco de um acontecimento que foi considerado um marco a favor da saúde pública na região Médio Mearim. Foi reinaugurado pelo governo do prefeito Aluisinho, após passar por etapas de reforma, reestruturação, adequações e ampliação, o Hospital Municipal Santa Marta da cidade de Esperantinópolis, construído há cerca de 40 anos.
Com a entrega a população, a Unidade de Saúde possui 35 leitos e passa a ser considerada uma das melhores estruturas do interior do Maranhão:
Hospital Santa Marta em Esperantinópolis (Foto: Kayo Emanuel) |
– O prédio próprio passou por uma grande reforma, desde o piso ao teto, com a canalização de oxigênio e ar comprimido por todo o Hospital. A parte completa de mobiliário, camas hospitalares e poltronas de acompanhantes novos;
Recepção moderna, climatizada com cadeiras confortáveis para melhorar o atendimento;
Enfermarias masculinas, femininas e pediátricas totalmente climatizadas, personalizadas com intuito de proporcionar uma maior tranquilidade aos usuários do serviço;
Poltronas confortáveis para todos os acompanhantes de pacientes internados, trazendo um maior conforto, diminuindo o sofrimento e transtorno de uma internação vigente;
Farmácia ampla, projetada e organizada para melhorar a distribuição e diminuir o desperdício dentro da unidade hospitalar;
Postos de enfermagem climatizados, equipados e projetados para trazer um maior conforto para a equipe de trabalho;
Equipamento de raio X digital para se ter uma melhor eficácia no diagnóstico do paciente;
Aparelho de eletrocardiograma e desfibrilador dentro da sala de emergência;
Salas de descanso para profissionais médicos e de enfermagem;
Salas de cirurgias e centro de parto totalmente equipado com móveis novos;
Salas pré e pós-parto com banheiras e berço de bebê;
Sistema de monitorização com câmeras em 100% da unidade, para trazer uma maior segurança para os usuários do serviço público;
Equipe de profissionais capacitadas, proporcionando o atendimento mais humanizado.
Quem estiveram presentes
Participaram da inauguração, além do prefeito Aluisinho do Posto, os deputados federais Hildo Rocha e Pedro Lucas; os deputados estaduais Adelmo Soares e Antônio Pereira; a vice-prefeita Irene Arruda; o Secretário de Saúde, Joelson Brito; a diretora do Hospital, Rosângela Felix; o médico Dr. Fred; os vereadores Hudson Brito (Presidente da Câmara) Eudivania; Braquiara; Leandro; Mirraylove; Rizomar Cristina Filho; vice-prefeito de Igarapé Grande, Totota; o vice-prefeito de Dom Pedro, Lucyan; o presidente da Câmara de Lago da Pedra, Cícero Amaro; as lideranças Jhulio de Poção de Pedras; Flávio Castro de Pedreiras; destaque para blogueiros e jornalistas de vários municípios do estado.
O prefeito Aluisinho destacou que a falta de uma estrutura apropriada para o atendimento no setor da Saúde pública era uma das maiores cobranças da população. “Essa é uma conquista histórica para a população de Esperantinópolis que foi alcançada com o apoio do deputado federal Hildo Rocha. Nós precisávamos de recursos federais, eu solicitei o apoio do deputado Hildo Rocha, ele se prontificou em nos ajudar, lutou e conseguiu viabilizar os recursos. Portanto, ele foi um dos maiores parceiros nessa conquista, nesse sonho que hoje estamos realizando. Hildo Rocha é parte fundamental dessa história e nós agradecemos porque ele nos trouxe esse momento de felicidade”, disse o prefeito.
O deputado Hildo Rocha enfatizou que a construção da obra é fruto do esforço do prefeito Aluisinho. “Essa conquista maravilhosa é o resultado do esforço do prefeito e de toda a sua equipe de governo. Graças a Deus, eu também tive a oportunidade, assim como o deputado Pedro Lucas, de contribuir para tornar possível a realização desse grande sonho da população de Esperantinópolis”, comentou Hildo Rocha.
“As instalações são modernas, atendem todas as normas sanitárias, de acordo com a legislação referente ao setor; tem oxigênio e ar comprimido canalizado em todos os leitos; os equipamentos são novos; os leitos são de primeira qualidade, todo o hospital está climatizado; tudo de primeira qualidade. Os pacientes e os acompanhantes serão atendidas com mais conforto e os profissionais da saúde, que irão dedicar parte das suas vidas salvando vidas também terão conforto e boas condições de trabalho. Portanto, só posso parabenizar o prefeito Aluisinho e sua equipe por essa conquista marcante para a população de Esperantinópolis”, afiançou Hildo.
O secretário de Saúde do Município, Joelson Brito, também afirmou que a partir de agora os profissionais do setor passarão a dispor de boas condições de trabalho. “Agora os profissionais da Saúde do nosso município passarão a trabalhar num ambiente apropriado, terão as condições necessárias para o bom desempenho das suas atividades e os pacientes terão um espaço ideal para se recuperar”, garantiu Joelson.
Marco histórico no setor da saúde pública do município
Servidora efetiva do município há 21 anos, Rosângela Felix, diretora do Hospital Santa Marta, disse que a entrega da obra simboliza a materialização de um sonho.
“Conheço a história da Saúde Pública de Esperantinópolis há 21 anos e posso afirmar com propriedade que estamos vivendo a realização de um sonho do prefeito Aluisinho e da população, que passa a dispor de atendimento mais digno”, afirmou Rosângela.
Parabéns Aluizinho que deus abençoa sou vida que vc trabalha mais nossa cidade moravilnhos
ResponderExcluirtá de.parabéns prefeito Aluizinho
ResponderExcluirparabéns pelo seus projetos, continue assim.
ResponderExcluirFicou lindo prefeito alusinho vc está de parabéns vc está mostrando trabalho
ResponderExcluirPoção vai continuar sem pelo visto
ResponderExcluirParabéns Luizinho que deus abençoa sou vida que vc trabalha mais nossa cidade moravilnhos
ResponderExcluirParabens ao meu amigo e prefeito.Aluisinho.por ter conseguido esta grande obra. Para um bem está de se povo..
ResponderExcluiré assim q se trabalha.faser e mostrar.
Parabens a populaçao de Esperantinópolis.ótimo prefeito. Deus no comando.