Casa do ex-prefeito Júnior Cascaria, no final da Rua Sarney, agora passará a abrigar a Secretaria de Educação de Poção de Pedras. |
Confirma-se o que há dias era especulado: a lavação de dinheiro e o escamoteamento dos cofres públicos de Poção de Pedras na maior cara de pau através do aluguel de imóveis.
Após eleger o seu sucessor, o ex-prefeito Júnior Cascaria, homem insaciável e com apetite voraz por dinheiro, tem centralizado os aluguéis de quase todos os seus prédios particulares para servir de departamentos a Administração Pública Municipal. Algo que já acontecia em sua gestão, a exemplo, o prédio em que funciona o Hospital e Maternidade Agostinho Cruz Marques, colocando sempre em execução o modus operandi de acumular bens, entre carros, fazendas, lotes e imóveis, em nome de laranjas, como veremos mais adiante, no caso da Casa de Apoio situada em São Luís.
Nesta quarta-feira, 19/05, segundo apurou a reportagem do blog, o ex-prefeito (prefeito de fato) mandou desocupar o prédio pertencente ao ex-prefeito Dr. Cristóvão, onde funcionou na última década a Secretaria de Educação (SEMED), e mudou toda a papelada e anexos para a sua casa particular, que inclusive já funciona a Garagem do Município e que por várias vezes foi palco de seus maiores encontros políticos.
Prédio onde funcionou a SEMED, sendo desocupado nesta manhã. |
A informação que se tinha antes, é que Cascaria pretendia fazer dela uma pousada, mas a sua avidez pelo dinheiro falou mais alto. Os analistas de política do blog avaliam aí brechas sobre um possível desgaste nas relações entre o ex-gestor e Dr. Cristóvão, assíduo apoiador nas campanhas eleitorais.
Até a data de hoje, o editor não encontrou no Portal da Transparência do Município nenhum termo de contrato adjucado e homologado sobre a respectiva casa.
Hospital
O prédio obsoleto onde funciona o hospital público de Poção de Pedras, segundo informações, pertence ao ex-prefeito, e abocanha por mês uma fatia considerável em aluguel. Em nome de terceiros, o então prefeito, à época de sua primeira gestão, teria granjeado o estabelecimento do antigo proprietário, o ex-deputado Stênio Rezende. A principal promessa de Cascaria, em meados de 2012, era de que tiraria o hospital deste aluguel imoral, chamando-o de “galinheiro”, e construiria um hospital próprio. Mas parece que Cascaria viu que o “galinheiro” oferecia “ovos de ouro”. Enquanto isto, não fez nenhum esforço junto ao governador Flávio Dino para que houvesse a conclusão do hospital que estava sendo construído próximo ao bairro Jerusalém.
A redação do blog tomou conhecimento que na última sessão, o vereador Mateus Croá fez uma indicação para que o prefeito Francisco Pinheiro (prefeito de ordens) procedesse com a reforma e recuperação do prédio. Algo que foi questionado pela vereadora Sônia, pois no ano passado, com recurso federal de enfrentamento à Covid-19, o ex-prefeito usou verba pública para ampliar seu imóvel particular. Pelo óbvio, o proprietário deveria proceder reformas usando o dinheiro do aluguel, não oriundos de recursos públicos.
Casa de apoio
A redação do blog havia recebido informação que o ex-prefeito também adquiriu do sogro do ex-prefeito Dr. João Batista o imóvel onde funcionava a Casa de Apoio. Numa última apuração feita pelo editor, constatou-se que o mesmo prédio, localizado na Rua São Pantaleão, nº 614, no centro de São Luís, foi mais uma vez alugado para servir de Casa de Apoio da Saúde (Anexo II) na atual gestão do prefeito Francisco Pinheiro.
O prédio foi alugado sob dispensa de licitação, em nome de um laranja, Antonio Marcos Barbosa Lemos, que segundo apurou o blog, mora em Teresina e é casado com uma sobrinha próxima de Cascaria.
O Termo de Contrato FMS/D/001/2021, originário do processo administrativo nº 0102001/2021, de fevereiro, foi enviado para análise no TCE. Caso não haja objeção, o ex-prefeito vai faturar R$ 42.000.00 (quarenta e dois mil reais) ao ano, sendo o valor mensal de R$ 3.500,00. Sabe-se que, pelo menos uns 06 meses, essa Casa de Apoio ficará sem funcionar.
O outro lado
Atendendo aos dispostos na Lei nº 13.188/2015 e Art. 5º,
inc. V, da CF/88, a reportagem enviou um e-mail ao gabinete do prefeito Francisco
Pinheiro (gabinete@pocaodepedras.ma.gov.br), visto que desconhecemos a existência de assessoria de imprensa, buscando informações acerca dos aluguéis e seus legítimos proprietários, mas até o fechamento dessa matéria
não obteve resposta.
Chupa eleitores... tiveram a chance de mudar..
ResponderExcluirJá teve aluguel de imóvel que nem existia
ResponderExcluirArrocha esses camaradas
ResponderExcluirIsso e uma vergonha
ResponderExcluirPoção de Pedras é um dos mais promissores municípios da região, porém estamos a mercê de corruptos que só pensão em sugar o nosso município. Enquanto isso vemos municípios bem mais pequenos e bem mais novo se desenvolver, e nós de poção de pedras, estámos presos no retrocesso.
ResponderExcluirUm povo que ja está quase sem esperança de mudança,presos no comodismo.
Realidade triste
Isso passa de uma rapariga ganancioso por dinheiro..
ResponderExcluirEle quer sufar tudo mesmo.. esse morto de fome .. que só tem ambição.. cader a merenda escolar..ministério publico..ou pocao não ixiste isso
ResponderExcluirUm dia o povo aprende. E da um basta nessa desgraçados sugadores dos cofres públicos de pocao de pedras..Deus tarda mais nao falha...
ResponderExcluirDigo mais não vou com a cara de cascaria, mais enquanto a oposição for esses daí continuarei votando no atual, trocar merda por merda não dá valney charlatão e jhulio kkkk seria pior q cascaria mil vezes em 4anos de vereador ficou milionário kkkkk o povo é sofrido mais né besta não meu fie rsrsrsrs meu interior aqui na beira rio tá na pior mais prefiro mil vezes q esteja assim do q jhulio sousa no poder kkkkk deixa mesmo o sangue suga do cascaria
ResponderExcluirFaz parte do acordo. Kkkkkk
ResponderExcluirO povo não pode nem reclamar porque sempre foi assim você não queria não era assim
ResponderExcluirSo os ladrões nessa porra ai
ResponderExcluirMeu Deus, surreal!
ResponderExcluirParece aquelas novelas da Globo, sobre um lugarzinho perto do fim do mundo, onde todo tipo de corrupção acontece e todos se acobertam. Tipo o Reino de Avilan, pra quem assistiu que rei sou eu?
Tá bom demais, não era isso que o povo queria, não podem nem reclamar
ResponderExcluirDigo mais esse aí não pede eleição aqui em poção mais e nunca. E a onda azul.
ResponderExcluirDigo mais esse câncer Mariano vai passar muito aqui em poção, e pra acabar com ele não tem quimioterapia, radioterapia que de jeito. O único jeito era se o povo criasse vergonha nessa cidade, e se depender disso Fernando esse homem aí não sai dessa só quando morrer.
ResponderExcluirEsse babao que fala que não vai com a cara do calcária.. mais prefere ele de que jhulio..e q o mesmo fala que a região dele beira rio tá acabada..essa pessoa ou ta ganhando o lambe os ovos do calcária.. babão de faz de mais pior d q isso não poderia ficar nao..cara ainda defende tantas mazelas desses cascamerda..ladrão..
ResponderExcluirBlogueiro,onde tu moras??Acha isso imoral,não é mesmo?Então,vamos analisar o contexto da corrupção e nossa cidade e verás que existem coisas piores?Lá vai
ResponderExcluirSabes me explicar como um professor que nem mesmo sabe falar é aprovado em concursos públicos?
Sabes me explicar como um professor dá aulas em igarapé grande,são roberto e está em seu comércio 24 horas?
Como rum professor queria assumir concursos em Pindaré e colocar alguém aqui?
Como o cara mora em baarreirinhas e ensina aqui?
Como o professor é visno no correio o dia todo e tem seu nome em folha da pagamento?
Então,blogueiro,o casca sabe de tudo que acontece aqui e por isso reinará aí (voto em peritoró) por décadas.
O tubarão branco que e o rei dos mares ele age dessa forma, imagine com o restante dos calamban jo kkkkk
ResponderExcluirLembro que o proprietário desse imóvel, andava na vila Borges conquistando o eleitorado para vota no porte, daí me pergunto qual a vantagem de vota no pilantra desse aí.
ResponderExcluirPerde sim..só de uma eleição pra outra ele perdeu mais de mil votos..pq da segunda eleição dele com o gildasio foi 1.400 votos de maioria e essa só foi 300 votos ..e foi dos bestas arrependidos que voto no gigi na passada. E q se venderam pra eles.. como por ex..erivaldo.roberto.lael.e Joaquim Filho.. que não manda nada nestes governo..cascaria tomou o carro dele.
ResponderExcluirMeu povo uma quentinha pra vcs..dizem que a caçamba que o casca inrolaão.deu pro adenilson. Cascaria não pagou..e os caras dono da cacamba tomaram do adenilson. vcs sabiam dessa?
ResponderExcluirEsse blogueiro não deixa de chorar pq perdeu a tetinha da prefeitura.
ResponderExcluirE agora Tá tendo que trabalhar de verdade.
Pq antes nada fazia.
Chupa blogueiro....