Na sessão desta sexta-feira (07) foi discutido na
Câmara dos Vereadores o Projeto de Lei n° 003/2021, do Executivo Municipal, que
visava revogar o art. 38 da lei municipal n° 016/2009 e a lei 04/2010, e
extinguir assim a possibilidade de os professores a partir de 50 anos obterem a
redução de carga horária, além de outros direitos. A pauta havia sido
encaminhada na sessão anterior (reveja).
Após repercussão negativa, a recusa de vereadores aliados e pressão da classe de professores, o ex-prefeito Júnior Cascaria, complacente do projeto oriundo de sua gestão, conforme atesta a ATA 07/2020, gravou um vídeo e jogou o atual prefeito Francisco Pinheiro no caldeirão de óleo fervente (reveja). A ATA da Procuradoria-Geral de Justiça comprova que o ex-gestor assinou o comprometimento de revogar os direitos dos professores em 30 dias, e não o fez por ser ano político. O interesse primordial dessa lei seria economizar dinheiro com a Educação.
Nesta manhã, muitos professores atenderam às convocações sindicais e comparecem à Câmara Legislativa, trajando vestimentas pretas e portando
cartazes, a fim de acompanhar a decisão dos parlamentares frente ao projeto. Contudo,
como já era previsto por este blog, as comissões conjuntas de Constituição e
Justiça e de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social se reuniram em 03 e
04 de maio, respectivamente, manifestando parecer escrito pela rejeição do Projeto. Uma vez recebendo a manifestação desfavorável de duas comissões, automaticamente
foi reprovado e sequer chegou a ser posto em votação no plenário.
O anúncio foi proferido sob aplausos.
O que aconteceria se a lei 04/2010 viesse a ser revogada?
- Os professores teriam que trabalhar integralmente pela manhã e tarde até se aposentarem;
- Deveriam trabalhar, no mínimo, 40 anos para se aposentar com proventos integrais;
- A qualidade de vida do professor iria diminuir em decorrência do estresse e aumento de trabalho, respectivamente;
- A Prefeitura tão cedo iria fazer um novo concurso, não possibilitando oportunidades de emprego aos mais novos.
Por que não pode ser revogada?
Porque a Constituição Federal em seu art. 5° proíbe
a violação ao direito adquirido: “XXXVI – a lei não prejudicará o direito
adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”. A revogação então seria
um retrocesso e uma afronta ao Estado Democrático de Direito e ao Plano de
Cargos, Carreiras e Vencimentos.
Por que em vez do município revogar tal lei, não
revoga o art. 56 da Lei Orgânica do Município, em seu parágrafo 2º concede
uma pensão vitalícia aos ex-prefeitos de Poção de Pedras, bem superior ao
salário de diversos professores?
Mais polêmicas
Outra questão levantada em alguns folhetins
distribuídos na Câmara, é que o ex-prefeito teria usado das referidas leis
politicamente para beneficiar a servidores aliados, sem lotação, que nunca
pisaram numa sala de aula. Alguns, sem o editor expor nomes para não ter que
conceder o contraditório um a um, receberam tais benesses em forma de barganhas eleitoreiras, para em troca declararem apoio, ganhando com isso reduções de cargas horárias
desmerecidamente.
O Portal da Transparência também confirma que os vereadores que oram atuam apenas como parlamentares no Legislativo Municipal continuam recebendo seus proventos de professores integralmente.
Hum..Pregunta quantos deles pensam no município?.Quantos foram eleitores do Cascaria??Quantos acumulam ilegalidades,desde compra de certificados até recebimento de gabaritos?Conheço um que estudava em são luís,morava em poção e foi formado em igarapé grande.
ResponderExcluirRapaz, eu não dou u real furado por esse Cascaria kkkk, ele deu uma passagem só de ida pra São Luis pro Rayson filho do Roberto e detalhe, a passagem foi paga com dinheiro próprio, proprio do Roberto kkkkk, toma distraído kkkk.
ResponderExcluirTa ai calcária o resultado de tuas mentiras..das tuas falcatruas..foi desmascarados.. mentira tem perna curta caçadora.. malvado..queria prejudicar essa classe guerreiro..aguerridos..mais Deus er maior.
ResponderExcluirExistem pessoa má como é o caso desse rapaz por nome cascaria, que tenta violar os direitos e tenta deixar as pessoas debilitados e destruídos. A tragédia é que cada vez que ele comete um abuso contra alguém, ele fere a si mesmo, o que faz com ele queria se aproveita se novamente de alguém. Sua falta de compaixão pelos outros criou um muro ao redor de seu coração que o afasta de sua condição humana, cascaria está preso em um ciclo vicioso de abuso contra as outras pessoas. e justamente por não se dar conta da sua própria maldade que ele continua a agir maldosamente, ele só poderá mudar só em circunstâncias extremas, e ele continuará a ter o mau comportamento porque não considera ninguém suficientemente importante para fazê-lo agir de outra maneira. Só Deus.
ResponderExcluirOs professores deveriam toma de forma coletiva, pq nesses casos alguns vão lutar pelos seus direitos, enquanto isso alguns fica na sombra desses guerreiros que não baixa a cabeça pra sangue suga. Se todos tomassem de forma coletiva talvez iríamos pensar melhor em escolher o governo municipal que a tempo vem massacrando essa classe sofrida e desrespeita por esse que ai passou mais continua mandando.
ResponderExcluirA única maneira de os professores criarem vergonha seria se essa lei fossem aprovada, pq daí iria doer no bolso de cada um educador desse município.
ResponderExcluirEnquanto igarapé grande paga metade do décimo terço de férias, aí o moto de fome se poção que revogar uma lei pra prejudicar os educadoras. Eita poção lascado.
ResponderExcluirCadê a professora Amparo? A professora Rolissandra que não se manifestaram, cadê a professora Dalvanir? Ganhou a redução né professora Dalvanir? Vc sabe que vc não temm esse direito, vc não trabalhou o tempo necessário de sala de aula, vc e muitos, pois fique sabendo que já foi denunciado no MPE, se não der certo, vao ser denunciados em São Luis.
ResponderExcluirVereador mano um dos mais atuante de todo médio Mearim, sempre cuida do povo de quem lhe elegeu.
ResponderExcluirEsse blá-blá-blá da amparo e rolessandra acabou ..bem feito pra vcs seus puxas saco do calcária...todas caladinho.. tai o pago que ele deu pra vcs professor..vão correr atrás do calcária de novo.
ResponderExcluirA amparo e rolessandra poderia e pras ruas juntos cm Dalva.. requer seus direitos..vcs tao cm medo er?
ResponderExcluir