A cristalização do cenário polarizado entre Othelino Neto (PCdoB) e Iracema Vale (PSB) incendiou a disputa pelo comando da Assembleia Legislativa do Maranhão e acirrou o embate entre os dois candidatos nos bastidores.
Deputados eleitos e reeleitos vem se manifestando publicamente nas redes sociais movimentando a corrida eleitoral e os bastidores políticos.
A candidatura da socialista é bancada pelo governador Carlos Brandão, que vem fazendo diversas reuniões com parlamentares para angariar votos para sua candidata. Iracema recebeu declarações de apoio dos colegas Glalbert Cutrim (PDT) e Neto Evangelista (União Brasil) superando em número de votos o atual presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB).
Ela também conseguiu reverter a posição da deputada eleita Janaina Ramos (PP), que havia declarado apoio ao atual presidente.
Os três parlamentares reuniram-se com o governador Carlos Brandão (PSB) antes de declarar apoio a Iracema, fortalecendo o projeto de unidade do Palácio dos Leões.
Agora, Iracema tem 17 votos declarados, contra 14 de Othelino; a tendência é que a deputada alcance mais de 30 votos até o fim de semana.
O vereador e deputado eleito Osmar Filho (PDT) também se reuniu com Brandão, mas ainda não declarou publicamente o apoio a Iracema.
O avanço da deputada eleita deve levar Othelino a uma posição oficial sobre o processo eleitoral na Assembleia; ele esteve reunido nesta quarta-feira, 14, em Brasília, com o senador eleito Flávio Dino (PCdoB), de quem esperava uma orientação sobre a disputa na Assembleia.
Nos bastidores do Palácio dos Leões já dão como certo que o deputado comunista voltará da capital federal com uma posição de acordo em nome da unidade da base governista.
A eleição da mesa da Assembleia ocorre em fevereiro.
* Marco Aurélio D'Eça / Neto Ferreira
0 comments:
Postar um comentário
Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.
Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: srfernandomelo@gmail.com que iremos avaliar.