sábado, 15 de abril de 2023

Poção de Pedras realiza a 13ª Conferência Municipal de Saúde

 

Poção de Pedras realiza a 13ª Conferência Municipal de Saúde. (Foto: Reprodução/Francys Filho)

A Prefeitura Municipal de Poção de Pedras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou nesta sexta-feira (14.abril.2023), a 13ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema: “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia”. O evento possibilita a participação popular na construção das políticas públicas de saúde.

A Conferência aconteceu no salão da Paróquia de São Pedro e teve a participação do prefeito Francisco Pinheiro, secretária de Saúde Iolete Arruda e vários representantes do Poder Legislativo, secretarias municipais de governo – gestores, associações, entidades, profissionais de saúde e usuários.

O objetivo da conferência é propor debates e propostas para o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde. “Além de defendermos o SUS, o papel da gestão pública e da sociedade civil, nesse momento, é avaliar as necessidades da comunidade no que diz respeito ao SUS, para propor e discutir políticas públicas para o setor nos próximos quatro anos, além de agregarmos conhecimento”, conta a palestrante do evento, profª Antônia Mesquita.

Para o prefeito Francisco Pinheiro, as conferências são eventos que possibilitam a participação da sociedade civil na gestão pública. “Assim como a população reivindica os direitos, nós enquanto gestores também estamos na mesma luta, em busca de direitos que temos à vida, aos benefícios, ao acesso ao SUS de forma menos burocrática e mais democrática, onde os cidadãos tenham total apoio e prestação de serviço por parte do sistema público”, assinalou.

A secretária municipal de Saúde, Iolete, diz que a Conferência Municipal tem papel fundamental no atendimento às necessidades expressas pela população local. “As discussões são baseadas no cenário do Município, permitindo que a formulação dos programas e projetos sejam pautados nos segmentos populacionais, os sindicatos, as entidades etc., que devem ser objeto de atenção especial e nas especificidades do nosso povo. Com esse direcionamento, os serviços se tornam mais efetivos, pois temos a oportunidade de levar as propostas nas etapas estadual e federal”, avalia.

As conferências municipais possuem o objetivo de avaliar a situação da saúde da população, a estrutura das Redes de Serviço e de Atenção à Saúde, os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e formular diretrizes para a elaboração do Plano Municipal de Saúde. A etapa municipal da conferência é base para o planejamento ascendente no SUS, nesta ocasião foram discutidas as propostas através de eixos temáticos, eleitos novos delegados e a presidência do CMS. 

Além da etapa municipal, a conferência possui etapas Estaduais e Federais. Como previsto pela Lei 8.142/1990, o processo é realizado a cada quatro anos e identifica as prioridades locais, propicia espaço para a ampla participação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático, ao garantir a participação popular na construção de políticas públicas do Estado. 

Continua...

Prefeito Francisco Pinheiro.

Presidente da Câmara, Mano Lima. 

Palestrante do evento, Antônia Mesquita.

Secretária de Saúde, Iolete Arruda. 

Cerimonialista do evento, Osmina Lima.



Presidente do CMS, Eliel Alves. 




0 comments:

Postar um comentário

Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.

Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: srfernandomelo@gmail.com que iremos avaliar.