Gestores e vigias discutem a segurança das escolas em Poção de Pedras. |
A Secretaria Municipal de Educação de Poção de Pedras (SEMED) realizou, nesta terça-feira (18.abr.2023), um encontro para discutir a segurança nas escolas. A medida ocorre após a repercussão de diversos acontecimentos no Brasil e de denúncias de ameaças às unidades de ensino no Maranhão. Gestores municipais, diretores de escolas, vereadores, vigias e representantes da segurança pública propuseram em conjunto a elaboração de protocolos de segurança e controle nas escolas, além de estratégias para um trabalho colaborativo de prevenção e tranquilização nas unidades, algo fundamental para acalmar o ambiente escolar, como forma de evitar o abandono e o clima de pânico na rede municipal.
Participaram, ainda, o prefeito Francisco Pinheiro; secretário de Educação, Marcony Wellyton; presidente do Legislativo, vereador Mano Lima; vereador Ray Silva; comandante da Polícia Militar, STG Araújo; presidente do Conselho Tutelar, Otávio Bezerra; e o delegado de Polícia Civil, Dr. Marcelo Lopes, que proferiu palestra sobre segurança pública no contexto do ambiente escolar.
Dr. Marcelo discorreu sobre as funções e responsabilidades dos vigias e diretores, falou de tecnologia da informação e saúde emocional.
Delegado Dr. Marcelo. |
Dentre as propostas deliberadas: protocolos; criação de ouvidoria (call center) à disposição dos diretores de escolas para registro de qualquer anormalidade; videomonitoramento; rondas ostensivas.
Prefeito Francisco Pinheiro. |
O prefeito Francisco enfatizou que buscou, em reunião com o
governador Carlos Brandão, a viabilização de parceria entre Município e Estado
para implementação de uma central de videomonitoramento. O gestor relatou as
políticas que serão adotadas pelo governo municipal para tornar as escolas mais
seguras, além de abordar temas como o acesso à informação livre por parte das
crianças, convívio social e tecnologias. “Buscaremos medidas efetivas que reforçarão a segurança, formas de equipar as escolas,
e iremos estudar meios de angariarmos recursos para tal, o que poderá ser feito
também através de parcerias e programas, como o Educação Conectada”, garantiu.
Como medida imediata, o secretário de Educação Marcony anunciou que a SEMED organizará o "Dia 'D' da família na escola", a ser realizado no dia 20/04, a fim de integralizar os pais de alunos e esclarecê-los sobre a atribuição da família na educação dos filhos. Posteriormente, será desenvolvido o "Dia da Escola Acolhedora", projeto que disporá de aconselhamentos e acompanhamento multidisciplinar aos estudantes e pais.
STG Araújo, Polícia Militar. |
Presidente da Câmara, Mano Lima. |
Secretário Marcony. |
0 comments:
Postar um comentário
Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.
Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: srfernandomelo@gmail.com que iremos avaliar.