Polícia Civil do Maranhão cumpre mandados de busca e apreensão no bojo de investigação contra extorsão virtual praticada por “blogs”
A Polícia Civil do Maranhão, através do Departamento de Combate aos Crimes Tecnológicos (SEIC) e Delegacia de Esperantinópolis (14DR/SPCI), com apoio da DPC de Poção de Pedras, cumpriu na manhã de hoje (22/11/2024) mandados de busca apreensão.
Trata-se de operação no bojo de investigação que busca desarticular grupo que criava blogs anônimos em redes sociais, atraia seguidores, e passava a extorquir vítimas solicitando valores para realizar ou não postagens com notícias falsas e outras mensagens que ofendessem a reputação das vítimas. Caso as vítimas não pagassem, os supostos “blogs” passavam a atacar as vítimas virtualmente com postagens de fake news, ofendendo a honra.
Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos no município de Poção de Pedras-MA, onde foram apreendidos documentos e dispositivos eletrônicos.
Durante as buscas, foi localizado, ainda, um repetidor de sinal de Wi-Fi em uma das residências, indicando que um dos suspeitos poderia captar sinais de internet dos vizinhos para prática dos crimes.
As investigações seguem para completa elucidação dos fatos e identificação de todos os suspeitos.
Operação Paga Língua - faz referência ao fato de os investigados desvirtuarem o trabalho sério de quem utiliza a internet para postar notícias e informar a população, exigindo pagamentos para não atacar as vítimas.
Esclarecimento - A Polícia Civil realiza mais uma ação de combate a crimes cibernéticos e alerta a população maranhense para que não compartilhe a senha da sua internet residencial ou do celular com pessoas desconhecidas, bem como tenha senhas fortes e as troque com regularidade, para evitar que funcionem como meio para prática de crimes virtuais.
0 comments:
Postar um comentário
Fique à vontade, sua opinião é livre e de grande importância; contudo é de inteira responsabilidade do leitor e não representa a opinião do editor deste blog. Prezamos pela ética e pudor. Os comentários serão publicados em até 24 horas após análise.
Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o e-mail: srfernandomelo@gmail.com que iremos avaliar.